UAI
VEJA AS FOTOS

Flagramos três dos seis carros que a Stellantis lançará em 2024

Conglomerado promete novos veículos das marcas Fiat, Peugeot e Citroën para o mercado brasileiro

Publicidade
Novo Peugeot 2008 e Citroën C3 com motor turbo estão entre as novidades, mas Fiat Titano realizava apenas testes de rotina
Novo Peugeot 2008 e Citroën C3 com motor turbo estão entre as novidades, mas Fiat Titano realizava apenas testes de rotina Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press

Na última quinta-feira (25), o Grupo Stellantis anunciou um plano estratégico para o mercado brasileiro, que inclui seis lançamentos de carros ainda em 2024. A empresa confirmou ainda a chegada do Citroën Basalt, um SUV cupê que já está à venda na Ásia. Embora a multinacional mantenha mistério sobre os demais produtos, o VRUM flagrou três deles durante testes de rodagem. 

Novo Peugeot 2008

Um desses veículos é o Peugeot 2008 de nova geração, que se igualará ao similar vendido na Europa. Tal qual o hatch 208, o SUV compacto passará a ser produzido na fábrica de El Palomar, na Argentina. Vale lembrar que os dois modelos compartilham a nova plataforma CMP, adotada por carros de diferentes marcas do Grupo Stellantis. 

Sob o capô, o novo Peugeot 2008 adotará o motor T200, de origem Fiat. Trata-se de uma unidade 1.0 de três cilindros com injeção direta de combustível e turbocompressor, que já equipa Fiat Pulse, Fastback e Strada e Citroën C3 Aircross, além do próprio 208. Atualmente, ele desenvolve 130cv de potência com etanol, 125cv com gasolina e 20,4kgfm de torque com ambos os combustíveis. 

Citroën C3 turbo

Flagra Citroën C3 cinza com motor turbo, de frente, durante testes de rodagem
Citroën C3 hatch trocará o atual motor 1.6 por um 1.0 turbo Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press

Em meio a um comboio flagrado pelo VRUM, estavam duas unidades do Citroën C3, sem qualquer tipo de camuflagem. Os veículos rodam sem disfarces porque terão mudanças não na parte estética, e sim na mecânica. De acordo com informações do site Autos Segredos, as versões mais caras do modelo trocarão o atual motor 1.6 16V pelo já citado 1.0 turbo conhecido como T200.

Essa mudança ocorrerá não exatamente por vontade do Grupo Stellantis, e sim pela exigência legal de adequar todos os carros zero-quilômetro à nova fase L8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que entra em vigor no próximo mês de janeiro. Diante disso, o fabricante vai manter apenas o motor 1.0 turbo em produção: o 1.6 sairá de linha ainda em 2024.

Novos Fiat Scudo / Peugeot Expert / Citroën Jumpy

Flagra do Peugeot Expert / Citroën Jumpy / Fiat Scudo cinza, com dianteira camuflada, de frente, durante testes de rodagem
Linha de utilitários adotará design igual ao dos similares europeus Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press

Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy são exatamente o mesmo produto: o projeto é adotado pelas três marcas, que empregam apenas nomes distintos. Essa linha de carros utilitários é montada sob licença no Uruguai pela Nordex, uma empresa local na qual o Grupo Stellantis tem uma participação acionária de 49,5%. E, em breve, a gama terá novidades no design. 

O visual ficará igual ao dos similares vendidos na Europa. Assim, as mudanças envolvem apenas o para-choque e a grade frontal: é justamente por isso que os veículos flagrados pelo VRUM exibiam camuflagem apenas na parte dianteira. A mecânica, formada por motor 1.5 turbodiesel, de 120cv e 30,5kgfm, e por câmbio manual de seis marchas, não deverá mudar. 

Outros novos carros do Grupo Stellantis

Flagra mostra diferentes modelos de carros do Grupo Stellantis, com camuflagem zebrada, estacionados durante testes de rodagem
Stellantis faz testes de rodagem com diferentes modelos de carros,cujos lançamentos estão previstos ainda para 2024 Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press

Entre os carros flagrados pelo VRUM, há ainda uma unidade da Fiat Titano. Fontes do VRUM revelaram que o veículo rodava apenas em testes de rotina, sem modificações em relação ao modelo recém-lançado. Porém, ainda de acordo com o Autos Segredos, a picape receberá um novo motor 2.2 turbodiesel, da linha Pratola Serra, de origem Fiat, nos próximos anos. Cabe destacar que o propulsor atual, apesar da cilindrada equivalente, tem projeto distinto e integra a gama BlueHDI, elaborada por Peugeot e Citroën.

Além da Titano, o novo motor 2.2 turbodiesel equipará também outra caminhonete do Grupo Stellantis: a Ram Rampage. Nesse caso, já existem veículos em testes de rodagem, mais uma vez segundo informações do Autos Segredos. Uma unidade possivelmente equipada com esse propulsor foi flagrada circulando junto com um Peugeot 2008 de nova geração. 

O plano estratégico do Grupo Stellantis inclui ainda a nacionalização da tecnologia híbrida em quatro plataformas de carros produzidos na América do Sul. A empresa não revelou detalhes sobre esses veículos, mas informações extraoficiais indicam que o primeiro modelo a adotar esse tipo de tecnologia poderá ser o Jeep Compass, já em 2025.